Institucional

Secretaria-Executiva do Ministro do Planejamento

Sobre

A Secretaria-Executiva tem como finalidade assistir o Ministro de Estado na definição de diretrizes e na supervisão e coordenação das atividades das Secretarias integrantes da estrutura do Ministério e de suas entidades vinculadas. Além de orientar, no âmbito do Ministério, a execução das atividades de administração patrimonial e das atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e de orçamento, de contabilidade, de administração financeira, de administração dos recursos de informação e informática, de recursos humanos, de organização e inovação institucional e de serviços gerais.

A Secretaria-Executiva exerce, ainda, a função de órgão setorial dos Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Organização e Inovação Institucional (Siorg), de Gestão de Documentos de Arquivo - Siga, de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), de Serviços Gerais (Sisg) e de Contabilidade Federal por meio das Diretorias de Planejamento e Gestão e de Administração.

Informações úteis

SECRETÁRIO GLEISSON CARDOSO RUBIN

Gleisson Cardoso Rubin é servidor público federal, integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 1998. É licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (MG). 

Rubin trabalhou no Ministério da Educação, atuando na expansão da Rede Federal de Educação  Profissional e Tecnológica como diretor do Programa Brasil Profissionalizado e coordenador-geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, de 2004 a 2011. Também ocupou o cargo de secretário de gestão da Política de Direitos Humanos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre os anos de 2011 e 2015.  

Gleisson Rubin presidiu a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), de fevereiro de 2015 a maio de 2016, quando foi convidado a assumir a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento. 

Como secretário de gestão, foi responsável por conduzir a reforma administrativa do Estado. Desenvolveu também projetos para a melhoria da gestão pública, com a modernização de normas e ferramentas como Painel de Custeio, Painel de Preços, Painel Transferências Abertas, novo modelo de gestão de transporte de servidores (TaxiGov) e Plataforma de Cidadania Digital.

No começo de 2018, assumiu em paralelo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, onde, em conjunto com a SEGES, deu início à ampliação da digitalização dos serviços federais oferecidos ao cidadão.​

 

Veja também


Agenda de Compromissos de Autoridades do Ministério do Planejamento

Quem é Quem no Ministério do Planejamento